The american way of life and death
Os EUA são sensacionais. Os EUA são um problema. A partir de hoje, veremos se menos ou mais
Daqui duas semanas estou nos Estados Unidos de novo, viagem número 19. Sob a sombra da MAGA ou com ares mais respiráveis, espero.
A trabalho ou passeio, nos EUA me sinto um escriba da província visitando a Roma dos césares. Impossível não ficar admirado com tanto poder e prazer, mas sei que jamais serei cidadão do império.
São os pequenos e grandes luxos que ficam com a gente, da qualidade das exposições nos museus à adaptação das calçadas a cadeirantes. Não vou lá pra discutir política com os locais nem pra frequentar vilarejos, como podes imaginar.
Voltar ao Brasil é sempre contraste brutal. Seja na variedade de cervejas no supermercado - umas 40 e oito tipos de maçã - ou na liberdade e qualidade do debate público. É, mesmo em tempos de eleição.
A civilização americana tem óbvias qualidades e defeitos bem à vista do restante da humanidade. Até porque todos nós vivemos na civilização que a Amé…
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a André Forastieri para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.