(Este artigo explica de maneira límpida o risco para nosso jornalismo, cultura, arte embutido no Projeto de Lei que regulamentará a remuneração dos criadores pelas gigantes digitais. Com autorização do Marcelo Soares, republico aqui. Marcelo sabe tudo sobre Inteligência de Dados e você pode saber mais sobre suas realizações e serviços aqui no site da sua empresa Lagom Data.)
MARCELO SOARES
Deve avançar nesta quarta-feira (9) a tramitação do projeto de lei 2370/19, que propõe maneiras para que as “big techs” remunerem artistas e empresas jornalísticas pelo uso do conteúdo que produzem. A versão atual do projeto é apoiada por grandes empresas como os grupos Globo e Folha e vista com ressalvas por outros potenciais interessados. É um bom momento para uma conversa séria sobre critérios.
Quem já viu a versão atual do texto informa que a remuneração se basearia em três critérios: quantidade de conteúdo original publicado, volume de audiência e volume de profissionais contratados formalmente. …
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a André Forastieri para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.