A Teoria do Caos na prática é outra
A História se repete como tragédia e farsa. Os Atratores Estranhos, talvez não
“Todo problema complexo tem uma solução simples, elegante e completamente errada”, ensinou H.L. Mencken. Mas a gente normalmente prefere verdades transparentes, permanentes, reconfortantes - mágicas.
Somos supersticiosos assim por causa da nossa educação, ou será que o ser humano já vem assim de fábrica? Debate rico para pedagogos e biólogos.
Já a física contemporânea garante que supostas “verdades” não são tão fáceis de encontrar. Alguns dos cientistas mais alucinados e brilhantes do último meio século desenvolveram um novo ramo de estudos pra compreender e enfrentar esta dificuldade.
Foi a partir dos anos 60 que a humanidade começou a estudar mudanças em sistemas complexos, transformações que acontecem de maneira imprevisível. Antes disso simplesmente não tínhamos inventado computadores rápidos, capazes de processar montanhas de variáveis e identificarmos tantos padrões. Ou as eventuais ausências de padrões.
De lá para cá a capacidade de processamento e armazenagem decolaram. Imensidões…
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a André Forastieri para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.